Logística de uma estratégia de marketing
Logística de uma estratégia de marketing
O marketing começa com o planejamento da produção de um item e termina com os consumidores recebendo a entrega. Os estágios intermediários envolvem a logística, ou o transporte físico e a distribuição do produto. Se sua empresa possui vários clientes espalhados por uma ampla região geográfica, a contratação de uma empresa de gerenciamento de logística pode ser uma opção econômica. O gerenciamento de logística é uma disciplina complicada e requer conhecimento profundo de transporte regional e coordenação de transporte.
Significado
Os custos de distribuição e transporte representam uma parcela significativa dos custos totais de marketing, de acordo com o livro “Marketing Fundamentals”, de Geoffrey Lancaster e Frank Withey. Isso significa que investir tempo e recursos na elaboração de um plano de logística eficiente pode ter um grande retorno. Tudo o mais constante, a empresa com o plano de logística mais eficaz pode cobrar o menor preço aos consumidores sem sacrificar nenhum lucro, o que é uma enorme vantagem competitiva.
Distribuição eficiente
Um elemento-chave de um plano de logística é obter o número certo de mercadorias para cada região. Por exemplo, um fabricante de brinquedos deve contratar pesquisadores de mercado para analisar a demanda do consumidor em várias regiões para garantir que ele forneça a cada região a quantidade certa de estoque. O objetivo é enviar tantos brinquedos quanto os consumidores vão comprar. Envie muito poucos e os clientes não poderão fazer compras convenientes. Envie muitos e as lojas de varejo terão problemas de excesso de estoque.
Escalabilidade
Fatores sazonais também podem influenciar os planos logísticos de uma empresa. Por exemplo, um fabricante de brinquedos pode ter que enviar vários produtos para lojas de varejo a tempo do início da temporada de compras de fim de ano. Tais preocupações significam que os planos logísticos de uma empresa devem ser escaláveis ou capazes de lidar com um número crescente de entradas e saídas.
Custo e Qualidade
O problema que a maioria das empresas enfrenta é encontrar uma opção de frete barata que leve os produtos aos clientes no prazo e em boas condições. Geralmente, a maneira mais eficaz de manter os custos de envio baixos é otimizar sua gestão logística. Por exemplo, grandes empresas costumam usar a distribuição por hub, de acordo com o livro “The Fundamentals of Marketing”, de Russell Edward. Os hubs são instalações de armazenamento físico em regiões geográficas importantes. Em vez de enviar diretamente para as lojas, os fabricantes enviam itens para hubs, cada um dos quais coordenando as operações de envio para lojas em uma região próxima. Quando uma loja precisa de mais produtos, o hub mais próximo pode atender o pedido com precisão e rapidez. O resultado é um transporte barato, mas altamente eficiente.
0 Response to "Logística de uma estratégia de marketing"
Postar um comentário